terça-feira, 1 de setembro de 2015

Certo e errado. Perder e ganhar. Revendo atitudes.

Achei o texto abaixo nos meus guardados do computador. 

Fonte da imagem:http://www.publicdomainpictures.net/hledej.php?page=100&hleda=crian%C3%A7a+braba

A ideia é levar a criança a pensar em suas atitudes, e eles fazem isto muito bem desde que com uma boa assistência do educador. Até gostam, já citei anteriormente, crianças no mundo moderno não têm espaço para pensarem sobre seus sentimentos e atitudes. 
Para que não se tornem robotizadas, podemos ajudá-las a se tornarem adultos pensantes e conscientes de seu papel na sociedade. 

Certo e errado. Perder e ganhar.

Se alguma vez assististe a um concurso, então já sabes alguma coisa sobre o “certo” e o “errado”. O jogador que responde errado perde o jogo. O jogador que responde certo, ganha.
Na vida, o “certo” e o “errado” são um pouco assim.
Quando fazes alguma coisa errada, alguém perde — tu ou a outra pessoa. Quando fazes uma coisa certa, todos ganham.
Se não deixares o teu irmão entrar no jogo, ele perde a oportunidade de jogar. Tu também perdes — a oportunidade de seres justo e gentil.
Mas se jogarem o jogo juntos, então ambos ganham.

Distinguir o bem do mal.

Provavelmente, a maneira mais simples de distinguires o bem do mal é perguntares a ti mesmo:
— Será que vou magoar-me ou magoar alguém? Será que vou ferir os sentimentos de alguém?
Se sim, então está mal.

A tua consciência.

Já deves ter visto desenhos onde alguém está a tentar tomar uma decisão.
Um pequeno anjo num ombro aconselha-o a fazer o bem.
Um pequeno diabo no outro ombro aconselha-o a fazer o mal.
Claro que isto não acontece na vida real, mas a tua “consciência” é um pouco o anjo. A tua consciência está dentro de ti e ajuda-te a fazer o bem.

Todos erramos.

Quando magoares alguém por fazeres alguma coisa errada, reconhece que fizeste mal e pede desculpa.
Tenta encontrar uma maneira de fazeres que a outra pessoa se sinta melhor. Podes fazer um desenho para mostrares que estás arrependido. Podes arranjar o que estragaste ou devolver o que tiraste.

Bons e maus dias.

Alguma vez sentiste que estás a ter um mau dia? Talvez estejas cansado e irritado. Talvez seja a tua irmã que está a aborrecer-te. Talvez queiras até fazer alguma coisa que não te é permitida.
Não podes evitar o que sentes, mas podes mudar a tua maneira de agir.
Não tens que ser mau quando estás zangado. Não tens de gritar com a tua irmã quando ela está a ser aborrecida e não deves utilizar as coisas novas do teu pai sem lhe pedir licença.

Fonte da imagem:http://www.publicdomainpictures.net/hledej.php?page=100&hleda=crian%C3%A7a+braba


Tu mandas na tua boca, nas tuas mãos e nos teus pés.
Tu tens poder para fazer o que está certo.
Não podes mudar ou controlar os outros, mas podes controlar as tuas próprias ações.

Faixa etária: 

o texto pode ser aplicado dos 7 aos 12 anos adequando as palavras e a forma de abordar o tema. 


Atividade:

Uma atividade legal é fazer uma dramatização com frases do texto e as crianças irão identificar uma situação da sua vida. Na dramatização deve ocorrer o problema, como foi encarado, se bem ou mal, e a solução.

 Exemplo: 

A frase do texto: 

Alguma vez sentiste que estás a ter um mau dia? Talvez estejas cansado e irritado. Talvez seja a tua irmã que está a aborrecer-te. Talvez queiras até fazer alguma coisa que não te é permitida.

Eles vão reconhecer uma situação onde sentiram essas emoções e junto com o educador, transformar em dramatização dando um final legal e sem mal entendidos. Funciona mesmo, presenciei na prática. As crianças trazem ricos conteúdos de suas vidas e não se importam em compartilhar com o grupo.

O ambiente em sala de aula deve ser de  harmonia, sempre enfatizando a importância do grupo e da ajuda mútua. Não permitir que se critiquem mutuamente nem agressões verbais ou físicas, Sempre podemos resolver conversando, e se o colega não quer conversar, quem perde é ele. 

Você que cultiva a paz e a harmonia sempre sai ganhando.

Um comentário:

Socorro Melo disse...


Olá, Jeanne!

Muito legal esse texto. Até mesmo nós, adultos, acabamos fazendo uma reflexão sobre nossas atitudes, pois, quantas vezes agimos com imaturidade. As crianças e os jovens precisam mesmo aprenderem a refletir e a se conhecerem e a cultivarem a paz.

Grande abraço
Socorro Melo