O Pequeno Príncipe - resgatando a criança que você foi,

Certa vez, quando tinha seis anos, vi num livro sobre a Floresta Virgem, "Histórias Vividas", uma imponente gravura. Representava ela uma jiboia que engolia uma fera. Eis a cópia do desenho.
Dizia o livro: "As jiboias engolem, sem mastigar, a presa inteira. Em seguida, não podem mover-se e dormem os seis meses da digestão."
Refleti muito então sobre as aventuras da selva, e fiz, com lápis de cor, o meu primeiro desenho. Meu desenho número 1 era assim. 

Mostrei minha obra prima às pessoas grandes e perguntei se o meu desenho lhes fazia medo.
Respondera-me: "Por que é que um chapéu faria medo?"
Meu desenho não representava um chapéu. Representava uma jiboia digerindo um elefante. Desenhei então o interior da jiboia, a fim de que as pessoas grandes pudessem compreender. Elas têm sempre necessidade de explicações. Meu desenho número 2 era assim:

As pessoas grandes aconselharam-me deixar de lado os desenhos de jiboias abertas ou fechadas, e dedicar-me de preferência à geografia, à história, ao cálculo, à gramática. Foi assim que abandonei, aos seis anos, uma esplêndida carreira de pintor. Eu fora desencorajado pelo insucesso do meu desenho número 1 e do meu desenho número 2. As pessoas grandes não compreendem nada sozinhas, e é cansativo, para as crianças, estar toda hora explicando.
Tive, pois de escolher uma outra profissão e aprendi a pilotar aviões. Voei, por assim dizer, por todo o mundo. E a geografia, é claro, me serviu muito. Sabia distinguir, num relance, a China e o Arizona. É muito útil, quando se está perdido na noite.
Tive assim, no decorrer da vida, muitos contatos com muita gente séria. Vivi muito no meio das pessoas grandes. Vi-as muito de perto. Isso não melhorou, de modo algum, a minha antiga opinião.
Quando encontrava uma que me parecia um pouco lúcida, fazia com ela a experiência do meu desenho número 1, que sempre conservei comigo. Eu queria saber se ela era verdadeiramente compreensiva. Mas respondia sempre: "É um chapéu". Então eu não lhe falava nem de jiboias, nem de florestas virgens, nem de estrelas. Punha-me ao seu alcance. Falava-lhe de bridge, de golfe, de política, de gravatas. E a pessoa grande ficava encantada de conhecer um homem tão razoável.

Entendendo o conteúdo:

Perguntar se a criança gosta de desenhar e se tem que explicar seus desenhos.

Assim como alguns adultos não entendem os desenhos das crianças, será que entendem o que você quer dizer?

Você acha que os adultos entendem as crianças?

Explicar que os adultos esqueceram-se de quando eram criança, por isto algumas vezes não entendem o que as crianças querem dizer.
Quando acontece algo semelhante, você deve falar calmamente com o adulto que ele vai acabar entendendo.

Se você se irritar e gritar, você perde a razão.

Você acha que o personagem agiu certo ao deixar de desenhar?

Não devemos desistir de nossos sonhos, no inicio parece muito difícil, mas se a gente insistir acaba conseguindo realizá-los.

Obedeça a seus pais e professores, eles sabem o que é melhor para você, mas ouça sempre seu coração, ali mora a Luz de Deus e ela brilha mais quando você fica feliz.

Atividade:

Desenhar algo que te deixa feliz e a luzinha do teu coração brilhando.

Comentários

Olá!
Acabei de passar no Agenda dos Blogs e vim conhecer o seu Cantinho!
Muito Sucesso!
Já estou te seguindo para poder te acompanhar as novidades...
Lindo FDS!
Um super bjo!

Alê - Bordados e Crochê
Fã Page
Olá!
Acabei de passar no Agenda dos Blogs e vim conhecer o seu Cantinho!
Muito Sucesso!
Já estou te seguindo para poder te acompanhar as novidades...
Lindo FDS!
Um super bjo!

Alê - Bordados e Crochê
Fã Page

Declaração Universal dos Direitos da Criança.

Declaração Universal dos Direitos da Criança.
CLIQUE NA IMAGEM PARA LER.

Assista a animação da música Aquarela, de Toquinho.

Assista a animação da música Aquarela, de Toquinho.
CLIQUE NA IMAGEM PARA ASSISTIR.

ECOLOGIA PARA CRIANÇAS.

ECOLOGIA PARA CRIANÇAS.
CLIQUE NA IMAGEM PARA LER

LIVROS INFANTIS ILUSTRADOS ONLINE.

LIVROS INFANTIS ILUSTRADOS ONLINE.
CLIQUE NA IMAGEM PARA LER

Mozart para bebês.

Preservando a natureza.