quinta-feira, 29 de outubro de 2015

A reunião geral dos ratos. Fábula de Esopo com comentários e atividades.

Fonte da imagem:https://pixabay.com/pt/mouse-casa-animal-roedor-praga-1148152/

Uma vez os ratos, que viviam com medo de um gato, resolveram fazer uma reunião para encontrar um jeito de acabar com aquele eterno transtorno. Muitos planos foram discutidos e abandonados. No fim um rato jovem levantou-se e deu a idéia de pendurar uma sineta no pescoço do gato; assim, sempre que o gato chegasse perto eles ouviriam a sineta e poderiam fugir correndo. Todo mundo bateu palmas: o problema estava resolvido. Vendo aquilo, um rato velho que tinha ficado o tempo todo calado levantou-se de seu canto. O rato falou que o plano era muito inteligente, que com toda certeza as preocupações deles tinham chegado ao fim. Só faltava uma coisa: quem ia pendurar a sineta no pescoço do gato?

Moral da história: Inventar é uma coisa, fazer é outra.
Esopo


Quando você tiver que resolver um problema, deve pensar em todas as possibilidades, o que parece mais fácil nem sempre é a melhor solução. Muitas vezes o caminho mais difícil pode ser o único possível.
Na busca de solução para qualquer situação da vida é preciso analisar todas as alternativas, como fazer e as consequências.

Atividades: 

Dividir a turma em grupos onde o líder vai propor uma situação de risco para todos. Depois de debater entre si, o líder do grupo vai apresentar o problema e a solução para os demais.
Após concluir o trabalho, o educador faz o resumo das conclusões comparando com a fábula.

Nenhum comentário: